20 abril 2009


17 de maio
Gangrena Diário Ed. 20 Bandas que você não ouviu, mas deveria parte 2
Senhorras e senhores, após nossa segunda feira estilo 11 de setembro, vamos ao que interessa. Bandas novas e boas que você deveria ouvir. Semana passada escrevi sobre a gringolândia, hoje vamos as bandas brazucas que não estão na MTV ou nas maiores rádios rock do Brasil, mas afinal de contas o que seria dos CPMs e KLBs da vida se não fosse esse meios de comunicação jabazentos que temos por aí.
Mas como essa é outra história, começaremos a nossa dissecação dessas pessoas que fazem música séria.

1) Vambora

Esse combo interiorano ( os caras são de Jaú - interior de São Paulo ), formado por setes camaradas comandados pelo guitarrista Betinho Padrenosso, pode parecer à primeira vista mais uma daquelas bandas que você fala " ai meu senhor das cifras, outra banda de nova MPB!!!!! ". Mas calma meu leitor anti-Seu Jorge, a coisa é bem diferente. Com um naipe de metais que lembra uma big band e com inserções nas músicas que são matadoras, os caras misturam tudo. Você vai achar maracatu, rock, percussão caribenha, efeitos de voz, regaae e tudo mais que há de bom no som brazuca. Uma referência boa da música Trabalho, Dinheiro, Amor é o Mundo Livre S/A, ou seja pode conferir, se você conseguir não balançar o pé, meu camarada você está doente dele.


2) Move Over

Mudando radicalmente de direção, escrevo sobre uma banda pop comandada por uma menina. De cara você vai achar que a Sandy está cantando rock. Por que a voz da vocalista Adriane Santana é parecida. Mas se você espera coisas como o Junior na guitarra, então se ferrou. A banda Leandro Tenório ( bateria ), Renato Bianchinni ( guitarra ) e Rafael Gomes ( baixo ), descem a lenha nos riffs e fazem da banda um misto de pop adolescente com metal mais pesado.Na verdade se você pensar em coisas como Avril Lavigne não dá pra comparar apesar das letras serem quase dos mesmos temas. Mas a banda de Bauru, formada há dois anos e meio é bem melhor que a tal da Avril. Conteúdo em banda de molecada é sempre difícil de ver, mas nessa transborda.


3) Os Patrões

Power trio, formado já há algum tempo, esses caras são extremamentes honestos no quesito músical. Você não vai ver um novo Nirvana, afinal de contas nós estamos aqui pra se divertir, a banda que vai salvar o rock na verdade nunca existiu, porque o dito cujo não morre.
Mas os caras fazem um som pesado, sem deixar de lado o lado Sublime de ser. Coisas mais experimentais você vai poder achar nos dois discos da banda, assim como sons chapantes como Trabalho, Eu me disfarço bem e o Sol faz bem pra mim. Vale a pena você escutar os dois cds da banda na ordem de lançamento ( Os Patrões e Cobaia ), dá pra notar todas as diferenças e crescimento musical da banda.Num mundo aonde hoje você escuta lixos como Ontem do CPM 22, ou Ela vai voltar do Charlie Brown, Os Patrões realmente fazem valer seu nome. Não perca.


4) Mandrake

Eu já tinha falado desses caras no começo do blog, mas vale a pena lembrar que hoje em dia muitos dos grandes artistar estão fora do circuito televiso ou das grandes rádios.É o caso dessa banda. Quinteto. Duas guitarras, baixo, bateria e voz. Influências que vão desde Ramones até Los Hermanos, bem misturadas por riffs grudentos e melodias bem costuradas. A batera merece um item á parte, todo estúdio não faz juz as batidas e viradas muito boas que o batera faz. Procure o cd, mas se puder ver ao vivo, é obrigatório.


5) Cidadão Instigado

Quando você ouvir esses caras vai achar que aterrissou em algum outro planeta, tamanha a colagem de sons que você vai achar nessa banda cearense. Bolero, baião, rock progressivo, batucada de terreiro, rock dos anos 70 nacional,funk, space e qualquer coisa mais que Fernando Catatau líder da banda achar pelo caminho. Guitarra sem efeito algum, climas sombrios, e colagens sonoras dão vazão há um trabalho pra lá de original nesses tempos em que estamos tão acostumados ao mesmo. Se você é daqueles que acha que não há nada de bom na musica nacional, escute CI e descubra como esse povo rockeiro pode ser muito bom e original.



6) Pipodélica

Como o próprio nome já diz, é psicodelia, mas com uma levada mais pop beattleniana nas canções. Eles bradam logo no cd de estréia " Ensurdecedoras vibrações lisérgicas, mas as mães podem ficar tranquilas todos são guris de família". Pronto você já imagina o que vem por aí, sons viajantes com uma sempre bem vinda mistura de reco reco com pandeiro e guitarras mais loucas que a sua louca cabecinha pode imaginar. Esses caras do sul do país tem quatro Eps e o cd Simetria Radial.Bela linha de baixo dando a medida das viajens dessa galera que deixaria qualquer Mutante ou Tom Zé orgulhosos. Vale muito a pena.


Bom essas são apenas algumas, existem mais um montão de bandas que a gente poderia escrever e ficar horas a fio lendo sobre elas, mas pra começar essas são muito boas.



Escrito lendo as bandas supracitadas.....

Nenhum comentário:

Arquivo do blog