É sempre ruim quando temos que acordar cedo no dia seguinte. As nossas obrigações como homo-sapiens enquanto capitalistas escravizados (hahahaha....) são extremamente vilãs no quesito cultura da madrugada. Mas como o livre arbítrio nessas horas é sempre bem vindo, ainda mais acopanhado de um belo saco de pipoca (light.......) e um gigantesco copo com suco, afinal de contas é de madrugada e depois alguém precisará dormir.
O sacrifício sempre vale a pena, afinal de contas Sidney Lumet não é coisa pequena com o maior trocadalho do carilho possível.
E se você ainda não sabe, nascido em 24 de junho de 1924 na Filadélfia, filho de Baruth Lumet e Eugenia Wermus. Começou a carreira artística aos 4 anos atuando em algumas peças, mas foi em 1955 que começou a dirigir. Primeiro em alguns trabalhos para televisão quando em 1957 seu primeiro longa 12 ANGRY MEN, que recebeceu indicação ao Oscar. Depois disso Sidney dirigiu mais clássicos modernos como Serpico, Um Dia de Cão, para citar apenas a parceria com Al Pacino.
Mas esse diário está mais interessado na sua mais nova obra prima ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO.
Depois de Sob Suspeita de 2006, aonde os críticos torceram o nariz pela escalação de Vin Diesel, para o papel de Jackie Dinorsio, Lumet resolveu escalar um time de primeira, aonde na verdade fica difícil escolher o melhor. Atores quase nada bambas no samba como : Marisa Tomei e Aleska Palladino,Ethan Hawke, Albert Finney e Philip Seymor Hoffman.
Para começar, o plot da história é quase nada problemático: dois irmãos (um agente imobiliário viciado em drogas pesadinhas......e outro loser de primeira), resolvem realizar o plano mais casca grossa da paróquia: roubar a joalheria dos próprios pais.
É incrível como ma história que se transformaria facilmente em uma comédia de erros qualquer, se torna uma roleta russa com intensidade avassaladora.
Começando pelo jeito de filmar do diretor. O roteiro é atemporal desde o início, fazendo e refazendo a vida dos personagens principais conforme a história vai se deixando descobrir. Cada personagem possui uma filmagem diferente, por exemplo, em toda cena aonde aparece Ethan Hawke, o irmão não vencedor (que deve dinheiro à ex-mulher e é chamado de fracassado a cada minuto pela filha), sempre há uma sensação de desespero constante, muito devido a grande atuação do ator, que depois de muito tempo fazendo coisas descartáveis e um livro que daria sono até no papa-léguas volta aqui a encontrar com a profissão em grande estilo.
Não menos características são as cenas filmadas com o sensacional Phillip Seymor Hoffman. Primeiro, ele é um dos poucos atores atuais que é capaz de fazer qualquer papel com uma verdade sem igual. Seja ele Capote, um bandido dentro de um blockbuster caça-níqueis ou nesse caso, um agente imbiliário fraudador, viciado em heroína e cocaína que paga, e muito pelo seu vício. Os personagens envolvidos com Hoffman raramente aparecem, e seus rostos são sempre fora do plano, dando aquela sensação de vida vazia e confusa. Os únicos que sempre se colocam em sua frente (e na nossa) com o rosto em primeiro plano são sempre figuras que estão mandando ele fazer alguma coisa. E nesse quesito o diretor é genial em colocar o conflito psicológico sobre autoridade paterna severa e suas consequências para o personagem. O misto de bipolaridade, esquizofrenia e serial killer fazem desse personagem de Hoffman (parece até nome de estrutura do corpo humano.....hahahahaha), um dos mais marcantes em que ele já atuou, e veja se o cara é bom ou não....
Mas quem rouba a cena literalmente é Albert Finney. Na pele do pai dos irmãos metralha, com uma atuação minimalista e poderosa, faz com que você mergulhe de cabeça no drama de uma família que pode sim ser como a de qualquer pessoa. Os mesmos traumas (tirando é lógico essa estória escabrosa), as mesmas brigas entre irmãos, mas nesse caso com uma componente aterrorizador. Não há como não se emocionar nem que seja um pouco em cada cena de Finney, seus olhares as vezes descrentes, outras raivosos te desconcertam em cada tomada.
Marisa Tomei está sensacional no papel de esposa traidora e perdida em sua própria casa. Sempre achei que ela é uma das mais lindas atrizes, mas nesse filme a beleza dela está rasgada.É selvagem sem perder a doçura de garota do interior, ela conseguiu o equilíbrio pefeito entre a sensualidade e fragilidade de sua personagem.
Como se não bastasse tudo isso, o roteiro não te deixa dormir. As mudanças de andamento na trama fazem com que você não consiga desgrudar os olhos e nem parar de pensar: " Meu....como é que esses caras fizeram isso?????", ou a mais falada frase durante o filme todo....." isso vai dar uma merda!!!!!!!!!!".
O filme vale muito a pena, atuações memoráveis, roteiro descontruindo cada cena anatomicamente e construindo cada personagem numa gama de densidades poucas vezes vista, ANTES QUE O DIABO SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ MORTO, vale cada centavo na sua cdeteca.
13 maio 2009
GD 42....URGENTE.....
Notícia que interessa ao Brasil.
O vocalista do Depeche Mode, Dave Gahan foi internado ontem à noite com certa urgência antes do show que a banda realizaria em Atenas.
A banda estava prestes a entrar no palco quando o sistema de som da casa teve a enfadonha tarefa de avisar aos 20.000 presentes no Terra Vibe Park. A justificativa dada aos presentes foi que Dave estava passando muito mal no camarim, como cabe a interpretação sentindo-se doente. Não foi dada mais nenhuma explicação sobre qual seria o mal súbito que acometeu o vocalista........
Como o senhor em questão já tem uma certa experiência com o mundo dos moribundos...ficamos no aguardo........
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