20 abril 2009


09 de março
Gangrena Diário Ed. 14 Bandas quase muito conhecidas
Hoje finalmente depois da crise de abstinência de duas semanas vamos à mais algumas bandinhas bacanas, dessa vez coisas que vocês letrados leitores já conhecem, se não devem conhecer.
Vamos começar com uma banda que conheci por causa da televisão. É sério, talvez a tevê sirva pra alguma coisa no fim das contas.
Kasabian, esse nome esquisito, que tem vem da Armênia (Kasabian é um sobrenome armeno). E tem uma história muito bizarra. Você por acaso gostava de Guns and Roses, deve lembrar que o Axl Rose não tirava uma camiseta que tinha um cidadão com cara de psicopata ( se não me engano era uma camiseta preta). Pois bem esse cara era o tal de Charles Manson, fundador de uma seita nos EUA, aliás eta país pra ter psicopata, que segundo ele era baseada na música Helter Skelter dos Beatles (se você quiser saber mais sobre esse louco é só assistir o filme do mesmo nome da música citada ), e esse cara que podia ser seu vizinho convenceu uma grande quantidade de jovens a segui-lo, e além disso eles assassinaram a mulher do diretor de cinema Romam Polanski ( O bebê de Rosemary ), a atriz Sharon Tate, mais alguns amigos que estavam na casa com ela aquele dia.Fazendo apenas um parentêses, um dos caras do rock que chegaram a ter amizade com o tal do Manson, foi o Brian Wilson dos Beach Boys, na época que ele estava mais loucão possível.
Então meu curioso leitor, você vai me perguntar que raios de ligação tem o nome da banda com esse doido varrido. Calma, já explico. Uma das meninas que ele arrebatou para sua seita era uma tal de Linda KASABIAN ( ahhhhh!!!! agora sim!!!), e ela estava no carro quando os assassinatos foram executados. Algum tempo depois essa mesma menina foi resposável pela condenação desse cara. Dito isso vamos a banda.
Os caras são inglses, apesar dessa zona internacional no nome, são divididos assim: Tom Meigham nos vocais, Serge Pizzono, guitarra e sintetizadores, Chriss Karllof, mais guitarras, baixo, sintetizadores e orgão, por fim Christopher Edwards no baixo. detalhe que você não viu nenhum baterista, né. Mas nem precisa, os caras fazem uma fusão de eletrônico, com guitarras do rock independente, mas não caem muito pro lado da eletrônica, apesar da comparação com outra banda seminal do gênero, o Primal Scream, ser a referência mais punjante no som dos caras.Nada de ruim nisso, eles bebem na fonte dos beats e se dão bem. As guitarras às vezes rasgando e às vezes econômicas, dando lugar aos sintetizadores e baixo dão a medida certa pra chacoalhar qualquer esqueleto.O mais engraçado que no começo( em 2003/4 ) eles colocaram suas músicas em trilhas sonoras de video-games, prova disso são músicas como Ovary Trip ( vê se isso é nome!!!!!), que poderiam ser trilha de qualquer filme independente que você conhece. mas não fica só nisso, Lost Souls Forever, começa como se fosse um rap e depois disso você é obrigado a estalar os dedos, se tudo isso não der certo, na hora do refrão vai grudar que nem chiclete, aí meu amigo e amiga já era, pode gritar helter skelter com certeza.A voz de Tom é meio anasalada e aguda e se encaixa perfeitamente no som dos caras, sem ser sacral. Vale a pena ficar na espera pois parece que há um rumorzinho que eles viriam ao Brasil, tomara que não seja pra abrir o show do Oasis, pois eles estavam abrindo os shows dos caras por lá em 2005. Uma boa dica é correr comprar o cd dos caras que é o único por enquanto, afinal eles estão lançando um ao vivo ( que dá pra baixar pelo site dos caras www.kasabian.co.uk). Som de primeira.
Nossa outra banda de hoje tem um nome mais fácil,o Snow Patrol. Os patrulheiros da neve, se conheceram em 1997, Gary Lightbody (guitarras e vocais), Mark MacCleland (baixo ) e John Quinn (bateria), formaram o embrião da banda, que na verdade não tinha esse nome. O nome de início dos caras seria Polar Bear, mas uma treta com o baixista do Jane´s Addiction os fez perder o nome, não se fazendo de rogrados o primeiro trabalho dos caras se chamou Song for the polar bears ( cinismo tipicamente escocês!!!!!).
E assim nasceu o Snow Patrol, com o som baseado em todas as bandas independentes que haviam por aí, a banda já disse que Pixies, Nirvana, Soudgarden são algumas das suas influências. O album de estréia saiu pela Jepster, uma gravadora mais que independente, lar de outra famosa indie Belle e Sebastian, e mostrava os caras um pouco mais melancólicos, guitarras sim haviam por ali, mas tudo meio triste.
Com a entrada de mais um guitarrista na banda, Richard Coulburn, sai o segundo albúm, When it´s all over we still have to clean up, e aí os caras soltaram vazão de vez as guitarras e surgiram até uns orgãozinhos e pianos pelo caminho.
Os caras fazem um rockão cheio de energia mesmo, não tem como você ouvir Spitting games e não bater o pé e fazer um air guitar, do mesmo jeito que não tem como achar hilária a versão que os caras fizeram pra música da Byoncé ( Crazy in Love), tão rock quanto a versão de Smooth Criminal que o Alien Ant Farm fez pra música de Michel Jackson. Boas batidas, aquele famoso baixo, tudo bem encaixado e fazendo equilíbrio com baladas lindas como Batten down the hatch. Tudo lá prontinho e extremamente agradável aos ouvidos mais exigentes.
Pra quem não conhece nada dos caras o disco mais recente Final Straw vale a pena, e foi ele que catapultou os caras pras luzes.





Notas pro fim: Se você estava afim de ouvir Cosmic Girl, When you gonna learn, pode tirar o cavalo da chuva, não tem mais ingressos pro Jamiroquai.
Em compensação, não deixe de ir no Campari Rock, arrume sua barraca que no melhor estilo Woodstock, Atibaia vai receber, Valverdes, Ira, Nação Zumbi e os tãos esperados Supergrass, estamos lá......
Pearl jam deu as caras, Worldwide Suicide, já dá pra baixar de graça no site dos caras www.pearljam.com, porrada na orelha, letra do Eddie Vedder e música do Stone Gossard, demais.
Não dá pra parar de ouvir os mais queridinhos dos queridinhos dos jornais britânicos The Artic Monkeys, oa caras são bons mesmo.
E por falar em suicídio saiu no mercado o cd do Seu Jorge com versões das músicas do David Bowie, vi as letras.....parem o mundo quero descer!!!!!!!!




Escrito escutando : Kasabian Processed beats
LSF
Reason is treason
Club Foot
Ovary trip
ID
Test transmission
Snow Patrol: Crazy in love
Spitting games
Chocolate
Batten down the hatch
The blowers daughter.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog