20 abril 2009


05 de maio
Gangrena Diário Ed 19 Sons que você não ouviu, mas deveria
Hoje vamos fazer diferente, e devido a grande onda de modinhas e afins que se instalaram por aí, vamos de novo na contramão da história. Hoje algumas bandas que você talvez nunca tenha ouvido, mas deveria. Afinal de contas nada melhor que parar de achar que a salvação do rock será o Simple Plan ou o Good Charlotte.

Começaremos por Seatlle (essa fixação tá ficando meio chata né ?), mas fazer o que. A cidade cospe bandas novas a cada semana.

1) Band of Horses.
Lançando o cd de estréia Everything at all time, pela Sub Pop.
Remanescentes de outra banda de Seatlle ( Carissas Weird ), Ben Bridwell e Mat Brooke formaram essa banda que vaga entre sons mais calmos, mas sem deixar o lado mais Flaming Lips de ser à tona. Guitarras mais agressivas e melodias que são boas para aqueles que gostam de usar barbitúricos e ouvir música. Vocais bonitos e afinados. Procure.

2) The Fever
Imagine uma mistura de cabaret, circo e rock. Pronto assim é que se enquadra essa banda. Vocais que lembram Jim Morrison e até o próprio Doors, numa banda em que quanto mais esquisito o som, melhor. lançando o segundo disco agora em 2006 ( In the city of sleep ), e tendo alguns Eps e o cd Red Bedroom de 2004 essa banda, além de ter as capas de discos mais esquisitas do que a do Mars Volta, faz um som cheio de teclados e guitarras esquisitonas, coisas entre o barroco e o psicodélico. Não vai digerir fácil, mais é boa a banda.

3) Bikini Kill
Banda de meninas. Um pouco mais antiga, mas ainda pouco conhecida do grande público essas garotas sempre estiveram muito mais pra underground do que pra Madonna. Surgiram do início dos anos 90 na cidade de Olympia, foram as primeiras a começarem aquele famoso movimento chamado riot girrrl, aonde as mulheres pregavam mais atitude e menos falatório. Os shows do BK eram conhecidos pelo clima de confronto pra valer. Os homens eram " convidados " a sairem da frente do palco para deixarem as meninas dançarem e receberem zines e cds, enquanto a banda baixava a mão nos instrumentos. Som pesadasso, muito bom e pulsante. Pra você que acha que a Gwen do No Doubt é apenas uma barriguinha sarada e sem som, o Bikini kill é a sua praia.

4) Pissed Jeans
Se distorção e peso é a sua praia, então ta aí a sua banda. Barulhentos e sujos com músicas e mais músicas distorcidas até o talo e com bateria que realmente grita durante a audição. O vocal é quase esganiçado, lembra muito os bons gritos kobainianos. Lançaram apenas alguns Eps e coletâneas, com um detalhe que o primeiro disco foi apenas prensado em vinil e tinha 1000 cópias. Você quase não consegue saber se é uma guitarra ou uma serra elétrica cortando seus tímpanos.Peso e mais peso.


5) Brandtson
Esses caras de Cleveland fazem um som mais dançante, quase um pop mais fácil de digerir, não por isso que tem menos qualidade. Boa combinação de sintetizadores e guitarras, bateria dançante e músicas que grudam no teu ouvido. Procure pelo novo cd Hello Control, que está sendo lançado nesse mês. Vale a pena, ainda mais se vossa senhoria leitor, gostar de um somzinho que vai de New Order à The Killers. Boa pedida mesmo.

6) No More Black
Com um nome de cd que se chama Isto é uma Sátira, essa banda de hardcore com o vocalista que tem uma voz marcante, está na estrada desde 2003 tem tudo o que essa bandas novas do auto intitulado novo punk não tem, guitarras à la Ramones e sem ser uma cópia barata, músicas curtas ( em média 1 minuto e meio ), batera pesada e baixo naquela famosa cozinha pedreira. Riffs grudentos e músicas para não parar mais de chacoalhar a cabeça. Você vai até lembrar do Rancid, mas os caras são bons.

7) Elf Power
Definitivamente agora sei daonde o Arcade of Fire buscou inspiração. Essa banda está na ativa desde 1994, e veja que coisa , aposto que você não tinha ouvido falar dessa também.Possui um pouco de cada instrumento, desde guitarras até oboé, passando pelo violino e clarinete. Faz um som meio folk com ácido. Acústico na maioria das vezes, mas quando o rock toma conta da cena as coisas ficam muito bacanas.O vocal suave é na medida pra todas as viajens possíveis. Cd novo na praça (Back to the web ). Obrigatório para expandir os horizontes musicais.

Bom nessa semana são essas sete e semana que vem mais sete ou mais nesse universo das bandas que não estão dentro da nova modinha do rock.



Escrito ouvindo todas as bandas supracitadas.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog