30 junho 2009

GD 49....OK OK OK.......ECONOMICS I..........BECK INTERNÉTICO.........

Andam dizendo por aí que:

a) no segundo semestre desse ano, assistiremos nesse país varonil, Faith No More. Assim como The Killers e Coldplay tocando juntos.......com uma ínfima possibilidade de também vir Queens Of The Stone Age.
b) as escutas telefônicas usadas para entender como é que sai tanto dinheiro do congresso para contas particulares estão clamando que também nesse mesmo semestre virão Passion Pit e Friendly Fires ainda com a soma de Golden Filter.Esse último já anunciando shows aqui em São Paulo na sua página no myspace.......com a deficiente informação de gps sobre o endereço do show.
E depois de não contribuirmos em nada com esse dois tópicos, a não ser com a mania nelson rubiana de espalhar boatos.....existem coisas um pouco mais importantes:


Parece que tudo o que Trent Reznor tem de revolta pela internet (para quem não se lembra, há três semanas atrás ele declarou que estava se desligando de todos os meios de comunicação virtual, porque as idéias iniciais foram deturbadas e que na net apenas havia espaço para coisa fúteis. Acabado o xilique de duas semanas ele voltou e se logou de novo), Beck tem de vontade de expandir os horizontes dentro de seu site.
Dessa vez ele estará colocando para audição gratuita um série de mixes tapes chamadas de Planned Obsolescense que consistem em, semanalmente o próprio Beck ou algum amigo convidado mixar sons que ele está escutando naquela semana. Mas não é apenas uma simples coletânea de músicas, são verdadeiras massas sonoras sem um padrão definido, com temas que variam do funk ao progressivo pesado beirando o obscuro......você acha que já é difícil..então veja a definição do Dr. Beckeinstein para seu novo monstro......"Autobahn Hologram (o título da primeira sessão), é um miasma laminado colidindo com o trem expresso da Bavária somado à analógicos americanos e recados de voz emeritus...." normalzinho ele né??????
Nessa primeira fita estão Pharoah Sanders ( músico de free jazz), Kraftwerk, Michael Jackson, Waiting For The Man do Velvet Underground tocada pela Orquestra Manoeuvres In The Dark e por aí vai essa insanidade. Confere a fitinha from hell aqui.


O Pirate Bay , aquele famoso site aonde todo mundo já pegou músicas de graça, e nem me venha falar que você não faz isso, porque essa frase é uma das maiores mentiras que você pode contar. Afinal de contas baixar músicas de graça na net é o passatempo mais difundidos nesse século. Pois bem, o site foi fechado. Os donos do site enquadrados e convidados a escolher entre a cruz e o fogaréu: ou iam presos e passavam um ano pegando o sabonete com cuidado, ou pagariam uma bagatela de 3,6 milhões de dólares de fiança. Mas como todo bom nerd que se preze, o que você acha que eles fizeram?
Exato, venderam o site pela modesta quantia de 7.7 milhões de dolares.
No blog dos caras eles escreveram que os lucros dessa manobra radical para se safar da cadeia serão doados para entidades que lutam pela liberdade de pensamento e expressão e liberdade dentro do mundo virtual. E é lógico que quem vai comandar esses sites são coelhinho da páscoa, papai noel e o chapeleiro maluco.......
O site foi comprado pela Global Gaming Factory, que no seu texto para imprensa garantiu que fará com que o site se torne legítimo, pagando os direitos autorais para os artistas e cobrando pelos torrents. Todos os usuários do site que baixavam vídeos pornôs e músicas do Panic At The Disco estão agradecidos de montão por essa notícia.........Mas me diz uma coisa, e isso resolve o que????
Se os caras que estavam realizando a contravenção acabaram ficando milionários com isso, se os sites de música de graça não vão acabar tão cedo, as pessoas que baixam música de graça pela rede vão continuar fazendo exatamente a mesma coisa (mesmo porque já pensou prender todo mundo que faz isso, é perigoso até as pessoas que investigam e julgam esse tipo de crime serem pegas.....).
As discussões nunca vão acabar e é sempre o mesmo tópico, e aí libera ou não libera??? Paga ou não paga? Quem quer dinheiroooooo??????? E se você for entender isso, a culpa maior é de quem está sendo prejudicado hoje em dia, as gravadoras. Elas nunca se preocuparam com o fato de que a margem de lucro que eles tinham quando os cd´s eram vendidos (eram não ainda são!!!!) a preços astronômicos era enormes e acabaram negligenciando quem consumia música. O resultado quando você não olha seu consumidor de perto e entende as suas necessidades é simples. A melhor oferta tem a maior procura.....esses sites são a melhor oferta. Você tem razão se acha que os sites lesam o trabalhador braçal da música, mas espera um minuto. Se você é músico e faz um disco que vende 6 milhões de cópias e depois faz outro que vendeu 3 milhões você não acha que você ganhou muito também???
Se você procurar em qualquer site de torrents e ver quais são os mais baixados de graça, vai ver uma coleção de nomes que provavelmente tem uma conta bancária muito maior que a sua, então será que a verdade está lá fora mesmo?????
O assunto é pesado e dá muita margem de erro, mas como dizia um tal de Raul, (esses sites) são a tal da mosca que pousou na sua sopa e que venho te zumbizar e não adianta detetizar que se ela morrer vem logo outra em seu lugar........

28 junho 2009

GD 49...... EVANGELHO SEGUNDO O PESO.......A SUAVIDADE DA MARRETA QUALQUER COISA DO TIPO PODE SER........ DELEUZE?????


De tempos em tempos surgem coisas que transcendem a idéia do ser apenas como comprovação da ocupação do espaço. Deixam de dar a noção de que estão apenas lá como folha de papel em branco no mosquete e passam a criar uma condição de existência. Se tornam além de objeto, criação, imagem, concreto. E isso é muito duro de acontecer no meio que chamamos de hard rock, que aliás deveria ser considerado termo racista, porque muita porcaria foi feito sobre esse rótulo. A KKK do rock sobre esses termos teve vários chapéus brancos, desde a cabeleira do Bon Jovi, até o programa de encontros do Brett Michells. O hard rock consegue ser o maior paradoxo de todos os termos, porque de alguma maneira consegue produzir coisas como o Led Zeppelin e lixos tóxicos piores do que Chernobyl........
Mas de tempos em tempos a evolução toma as rédeas de tudo e não anda.....dispara......O gene X parece desandar a se espalhar e produzir coisas de um valor meio que transcedental. E aí haja Professor Xavier........
É isso que aconteceu essa semana, com o lançamento do disco TRAVEL WITH MYSELF AND ANOTHER, da banda FUTURE OF THE LEFT. Com o início em 2005, essa banda que foi formada por pedaços de outras duas (Mclusky e Jarcrew) vem mostrando desde o primeiro álbum (Curses de 2007) que tem algo de diferente num cenário que muitas vezes parece estático demais, e com esse disco novo não precisa provar mais nada.
É tudo muito visceral demais, desde os primeiros acordes de Arming Eritreia, já se percebe que seu corpo não vai passar em branco pelos acordes de guitarra. Dentro do disco todo a sensação que se tem é de ter todos os músculos esticados ao extremo, e quando você sente que as suas fibras extra fusais vão se descolar e jorrar todo seu sangue pelo chão, a parada é brusca........como se a banda te dissesse "pode respirar, mas tome fôlego...porque a manobra de energia muscular do inferno vai voltar só que um pouco mais forte dessa vez , tudo bem????"
E a sequência de entrada nessa calabouço de tripas que a banda estirpa de você não poderia ser mais pesada, a faixa supracitada mais Chin Music e The Hope That House Built (que aliás te lembra a entrada do exército de Brancalleone por algum portal mágico......) é exatamente isso, um soco atrás do outro sem muito tempo de respirar.
O disco é muito rápido, a maior faixa é a úlltima de 4 minutos e 15 segundos. Mas não pense você desavisado leitor, que por isso as coisas não terão conteúdo, ou serão sempre a mesma pauleira de qualquer banda que derrete amplificadores. Já I Am a Civil Service você poderá perceber a vocação da banda para a construção de músicas que cabem muito bem num filme de terror do Robbie Zombie ou numa pista de dança lotada. E a pegadinha pop demoníaca prossegue com Land Of My Formes, onde vocalista Andy Falkous parece que vai perder a garganta há qualquer minuto tamanha a profusão de notas rasgadas que ele despeja. Mas o detalhe é muito mais que um vocalista que grita com delicadeza, a bateria e o baixo são uma nota à parte como em You Need Satan More Than He Needs You. Baixo quebrado ao extremo junto com a bateria que é simplesmemte esmerilhada a cada batida. Atropelamento por cargueiro é pouco, seria mais fácil se imaginar amarrado ao bico de um Concorde à toda velocidade capitão Kirk!!!!!!
O mais bacana nessa banda não serão notas altas e os riffs matadores, é o descompromisso com qualquer coisa. Não tem visão política, as letras tem sempre um algo de juvenil que sempre caem bem no rock.......não existe aquela necessidade Bononiana de se fazer um clássico, o que apenas deixa a banda muito mais interessante (mesmo porque de Bono já chega um...né??). O rock não tem que ser inteligente e é nessa beleza estupidamente excêntrica que reside todas as contrações boas que esse som pode te trazer, até porque Chuck Berry não tinha diploma de mestrado, Iggy Pop também não......é a condição do objeto se tornando ser.........e é isso que faz esse som obrigatório. Tente ouvir Stand By / Your Manatee com a sua vocação berryana e ousar não chacoalhar a sua cabeça, será seu estiramento escalênico que mais valerá a pena......
E o disco acaba de maneira um pouco paradoxal, mas nem por isso menos genial. Lapsed Catholics, tem cordas quase flamencas, refrões eruditos e um peso de fim de faixa que é impossível de se bater.
E ainda eu vou cometer a heresia de dizer uma coisa....esse disco do Future Of The Left tem o mesmo frescor para esse rock atual que às vezes parece mais uma repetição de si mesmo, que um certo disco de 1976.......de uma banda que vivia tocando no CBGB´S.......DO YOU REMEMBER ROCK AND ROLL RADIOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

26 junho 2009

GD 48........ O REI DO PIRLIMPIMPIM.........



É bizarro no mínimo,para não dizer exaustivo........
É estranho, para não dizer chato...........
É insuportável, para não dizer nojento.........
O Rei está morto..todos querem um pedaço do rei......
É incrível como hoje em dia as pessoas gostam mesmo é de cadáveres.......todos querem venerar um, todos querem uma foto do moribundo o mais perto possível.......todos querem sangue......
Milhares de pessoas indo à lojas e comprando todos os discos, mesmo sabendo que Jacko não fazia nada que prestasse há um bom tempo......
Pessoas que não querem reembolso de seus milhares de dólares ou libras porque querem ter uma lembrança de um show que não foram porque o cantor está morto. O túmulo de Morrison e suas pixações, esse culto desenfreado aos cadáveres. Durante a vida Michael Jackson era um leproso pedófilo excêntrico, depois de morto um semi deus entre os insetos que o massacraram pelo tempo necessário para que todos os tablóides fossem vendidos........e agora que se foi......o rei do pop está morto...todos querem um pedaço do rei.....
Como não poderia deixar de ser, uma agonia televisionada, cega e burra. Aonde quem consegue o melhor ângulo corpo é primordialmente o melhor, me lembra aqueles filmes de zumbis aonde o mocinho conseguia encarar o morto chefe e lhe matava sem piedade.......
E é engraçado ver como nesse quesito então Thriller, o videoclip foi profético......em uma de suas cenas, as pessoas zumbis mortos vivos dançam ao som da música...qual grande a ironia de se saber que depois de alguns anos lá estão todos eles.....moonwalkizando por avenidas, ruas, telejornais e programas da tarde........todos querem um pedaço da fama do rei.......todos querem um pedaço das crianças do rei........
Hoje não interessa mais o legado da arte....interessa mais saber do que foi a morte......não adianta nada saber que Justin, Madonna, Usher, Outkast, e muito outros não existiriam se não fosse por obra desse cadáver que a essa hora já está cortado,inspecionado para novamente virar manchete dentro de algum jornaleco......e ainda se pensa em criticar quem não é jornalista e escreve para o mundo, quem precisa de diploma para ser papa-defunto?????????
Não vejo mais notícias, só o fato de saber que o cara morreu já me basta.......é uma perda já é coisa grande o suficiente........mas não basta para os sedentos por sangue pop.....por manchetes sensacionalistas.....por carne podre........não vou pro mangue.....não vou catar lixo......mas estou cercado de urubus.
Por isso tenho mais do que certeza, se você entrou em uma loja hoje e comprou um disco do Michael Jackson você não passa de um estorvo para a raça humana...........você não difere do cara que compra cocaína e acha que não ajuda o tráfico de armas....... não passa de um urubu sedento por sangue que nem ao menos é o seu.......você não deve nada para nenhum parasita de jaleco com um crachá escrito imprensa..........parábens você acaba de entrar para o seleto rol dos seres humanos, enjoy.........

Hoje o mundo se encontra com um dedal a menos.......mas todos os garotos perdidos estão felizes.......o filho pródigo de Pan retornou para casa........embalado no pirlimpimpim de Sininho.

Vamos ao que interessa......você se lembra que eu havia dito aqui que Sir MacCartney, além de elogiado a molecada do MGMT, havia pensado em fazer uma parceria?????Pois bem isso está mais do que próximo de acontecer porque a banda vai abrir os shows do ex-Beatle nos dias 04 e 05 de agosto em Boston........agora eles não vão precisar nem do telefone é só esperar no backstage.......

E o meu pedaço é esse aqui (hahahahahahahahahahahahahah):


22 junho 2009

GD 48......YOU GOT TO FIGHT FOR YOUR RIGHT TO PARTY!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A inspiração é traiçoeira.......ela chega de mansinho sem avisar....e quando você menos espera está lá a teorizar sobre coisas que nem ao menos você tinha noção antes de começar a divagar, você se deixa levar por um impulso incontrolável.....desses que te pegam como vento encanado e te dá sete dias e oito noites de nariz entupido.....e é simples assim.Do mesmo jeito, que como amante sem caráter....vai embora deixando você apenas com aquele gosto de fel na boca , esperando pela volta...sonhando com a noite em que vai aparecer de novo ...todo aquele furor que te levou longe.....toda aquela febre que te fez ver nuvens flamejantes dentro de carambolas.......e tudo isso fez o maior sentido para você....
E deve ter sido assim na cabeça desses ingleses se juntaram...em 1976 em Manchester, na Inglaterra......a rainha não estava preparada....ninguém estava, foi muita coisa junta...melancolia, harmonia, paixão psicótica......tudo ao mesmo tempo em um som que não fazia ninguém ficar parado.....e até hoje 30 anos depois é referência.
Eles.....meus caros amigos....são nada mais que uma das mais importantes e marcantes bandas de todos os tempos...nesse mundo de matrix.....com toda uma bagagem que ia de Sex Pistols à David Bowie.....mas eles criaram algo flamejados pelas nuvens......JOY DIVISION........
Da epilepsia ao suicídio......comemorando os 30 anos do álbum Unknown Pleasures. A capa da NME comemorativa é essa maravilhosa aqui.......que fala tudo e não diz nada.......



E nada ficaria completo sem o vídeo.......







Dois velhos rabugentos.........e chega de tecnologia......
Que Jack White e Jimmie Page, são dois guitars heroes isso ninguém discorda...um por ter reinventado o estilo do outro e também por serem responsáveis pelos melhores riffs do rock antigamente e atualmente.....e sabe a outra coisa em comum que eles tem:
são completamente contra os jogos do tipo Guitar Hero e Rock Band que existem por aí....aqueles em que você realiza todo o sonho de criança enrustido na sua menopausaniana ou andropausanianan idade e toca os seus sucesso preferido....numa guitarra eletrônica..sem cordas e com teclas.......
Os dois numa conferência à imprensa sobre o documentário ainda sem data de lançamento aqui no Brasil, mas logo logo em cineminhas na gringa : I MIGHT GET LOUD....que conta a história da carreira deles, disseram que o jogo não traz advento nenhum no quesito, aprenda a toca guitarra ou qualquer música......na verdade ninguém aprende nada e não ouve nada, apenas aperta botões como um macaco (essa úlitma frase é minha não dele......). Jack White disse que realmente sente muito, quando uma gravadora vira para ele e diz que Guitar Hero é como as crianças estão experimentando a música. Mas tirando o corpo fora e fazendo politicagem barata, o senhor mais branco do rock disse que não diz às pessoas como elas devem experimentar música , mas se elas fazem pelo video-game......shame on you......
Page acrescentou que os jogos não dão toda a profundidade necessária para quem quer aprender a música, e citou o exemplo da música GOOD TIMES BAD TIMES do primeiro álbum do Zeppelin:
"Se você pegar toda a linha de bateria nessa música feita por John Bonahm, ninguém em vídeo game vai consguir ter mesma pegada, sendo que já é difícil fazer em dias normais e com bateristas de verdade."
Então...............
Mas então meu caro padwan......o negócio é o seguinte.....todos nós sabemos ó Yoda e Obi Wan que os midi chlorians não vão pegar fogo muito menos vão aumentar em número por causa de joguinhos de vídeo game.......mas toda quela diversão de quando você tinha aquela raquetinha de tênis de plástico e ficava horas e horas a fio tocando pra Wembley lotado????
Será que eles nunca fizeram um air guitar?????? A diversão que você tem com isso é impagável....e só quem já bateu o Slash no GH3 sabe do que eu estou falando (sujo ele viu!!!!!!), mas então ,doravante e contudo......I know it´s only a video game but I like it....like it like it yes I do......
E é nessas horas que eu acho que os Beastie Boys deveriam ter escrito um livro de filosofia:



Essa semana ainda tem mais.....but....Ettiene...está andando comigo ..então não sei quando.....

18 junho 2009

GD 47...AS BANDAS COVERS......E CHEGA DE BLUR NÉ??????


Você como eu acha que não há nada de novo em bandas que fazem covers????
Achou "redículo" o papel do Mark Walberg em Rock Star????
Sempre julga os caras vestidos e fazendo a pose dos Gallenghers????
Pois bem então já pode todo mundo rever os conceitos.....ou pelo menos achar que covers são no mínimo audíveis.....
Beck está começando um projeto em que ele vai gravar um disco inteiro de outra banda...... depois vai liberando na internet.....se você acha essa falta de idéias originais uma coisa que sempre acontece com os melhores músicos ou já vai começar a comprar um disco do Justin Timberlake só de raiva.......espere um pouco mais e vai conferir, porque deve valer a pena escutar a versão beckinana de Velvet Uderground and Nico.....que começou hoje a circular pelo site do cantor....AQUI você escuta uma mixtape chamada de Sunday Morning do projeto Record Club.



E uma outra banda, ou melhor um pedaço dela, que entra em estúdio com o produtor Nigel Godrich é o Supergrass. Os senhores ingleses estarão começando uma banda nova que só tocará covers, o nome não seria mais apropriado.....The Hot Rats. O repertório:
Sex Pistols, The Jam, Syd Barrett, Beastie Boys e Elvis Costello......e tem mais, o disco dos caras sai ainda esse ano. Você já imaginou uma banda cover em Glastonbury, pois bem eles tocarão....



E essa aqui é a maior surpresa do ano.......hahahahahah
O Blur voltou e você já leu isso por aqui e algum lugar, e numa entrevista para a BBC essa semana eles deixaram meio que no ar um disco novo que pode sair dessa reunião. Confere a entrevista aqui.

Por enquanto uma musiquinha que estará no disco novo dos Arctic Monkeys ( que aliás será o maior humbug do ano......)

17 junho 2009

GD 47...BARRY JIVE AND THE UPTOWN FIVE.......

Tá sem nada pra fazer.....faça listas.....
Melhores canções de amor de todos os tempos........

05)


04)




03)


02)




01)

15 junho 2009

GD 47...A SAGA DOS DISCOS ESQUECIDOS CAPÍTULO II

"I can´t get enough of it...kiss me with Apocalypse...an instant hit......"




Confesso.....sim estou viciado em jogos de videogame com Legos.......não tem mais volta. Vou fundar um L.A. logo. Tenho crises de abstinência pesadíssimas, com direito à alucinações e tudo que se tem direito no reino encantado de Christiane F. Não sei se foi pelas piadas pastelões, pelas infintas possibilidades de se jogar durante horas a fio...só sei que foi assim......joguei, viciei.....e ainda fica a dica.....que tal um Lego Trabalhões ou Chaves...ia ser hilário ver o Seu Madruga se despedaçando a cada tapa de Ms. Florinda.......com direito a barulhinho de briquedo "quebrandis"..........
Mas qual a relação da tecnologia viciante com esse disco?
Simples meu caro Zacarias......tanto um quanto o outro abrem infinitas possibilidades de interpretação.E ambos são viciantes.......
Parece até covardia escrever sobre algo que é notoriamente discutido entre as rodas pseudo muderninhas como obra prima, mas nesse caso talvez seja para desfazer uma outra notória errata do mundo da música. De que Amnesiac é uma sobra de estúdio mal acabada de Kid A. Mesmo porque já é difícil achar quem goste realmente de Radiohead, ainda mais que goste da fase quero me despedaçar por ter feito OK Computer e me esconder do mundo pela qual passou Tom Yorke e associados.....
Mas existe um porém em tudo isso. Todos os grandes artistas quando entram nessa fase de ligar o foda-se para tudo e fazer exatamente o que querem, conseguem transcender o mais do mesmo e a melhor parte é que eles te levam junto, foi assim com In Utero (Nirvana), Highway 65 Revisited (Bob Dylan) ou até o antológico Album Branco dos Beatles.
Pois bem a primeira coisa e talvez a mais importante de Amnesiac é que ele é um grande foda-se.......
OK Computer tinha lançado a banda numa espiral de salvação do rock, deuses fenderianos eles eram a maior banda do mundo, e aí já viu...quando todo mundo gosta, alguma coisa de errado tem.........então o que é que a gente faz? Liga o foda-se.......
Tudo começa com Kid A, o disco que foi lançado antes, mas foi gravado junto com Amnesiac. Tinha todo um lado eletrônico , sombrio e lírico violento, mas ele descia bem demais. A beleza era explícita, o jazz estava lá mas estava escondido demais. A sátira ao sucesso também, era necessário que a palavra F fosse um pouco maior....e assim se fez......
Lançado depois de alguns meses de Kid A, Amnesiac foi recebido como um trabalho de lados B bem feito pela crítica e os fans da banda acharam estranho ao extremo (a maior discussão era se o disco era uma obra prima ou uma merda total). Mas é aí que se encaixa toda a dramaticidade e beleza desse disco, ele não foi feito pra ser rotulado foi feito para ser sentido........
E começa com o título mais que claustrofóbico: Pack Like Sardiness In a Cushed Tin Box. E não é nada mais que música de pista de dança, fora o baixo marcado e descompassado ao extremo e uma guitarra ao fundo o resto são sintetizadores, baterias eletrônicas e uma voz doce que fala sobre enclausuramento e liberdade, e a partir daí você já sabe que será levado ao extremo (I´m a reasonable man, get off my cage.....). São sons tribais e crescentes, é como se sentar numa noite fria dentro de uma floresta......e é apenas o início......
Toda vez que eu escuto Pyramid Song, eu tenho mais certeza que toda boa banda de rock deveria uma vez na vida enveredar por qualquer estilo de jazz......porque o descompasso que ele tem é muito bom para saúde de qualquer rock tradicional (você já ouviu falar de uma banda boazinha chamada Sonic Youth??????), ainda mais se for feito numa linha do gênero medieval como pede a letra da música. E se você gosta de assuntos energéticos, a figura da pirâmide quando vista em técnicas de Reike tem muito a ver com conhecimento e a letra nada mais é que isso, uma visão do passado e do futuro regada por carros astrais, ou simplesmente a música mais linda feita sobre suicídio. Quer dizer então que esses caras eram a maior banda do mundo na época, fazendo esse tipo de disco????
Não só eram como ainda são.......cacildis!!!!!!!!
E tome mais foda-se. A complicada Pulk/Pull Revolving Doors é a mais difícil de todo o álbum, o eletrônico é industrial demais como se fosse uma britadeira martelando as portas e as descrevendo ao mesmo tempo, para te mostrar que atrás de cada uma pode ter uma armadilha. Era a resposta a todos aqueles críticos de botique que torceram o nariz pra Pablo Honey e depois os endeusaram.....sem mencionar o fato de que várias bandas eletrônicas mais pesadas ainda hoje fazem muita coisa baseada nessa música. Se Kid A era uma pergunta sobre o que se fazer com a eletrônica no rock, essa música é a resposta mais crua e pesada possível.....
A torturante You and Whose Army é uma crítica mais do que ferrenha à Tony Blair o primeiro ministro da Inglaterra, e começa como se você escuatasse um preso político com a voz abafada por sofrer tantos choques e sem os dentes (arrancados na maratona da morte.....), e de repente o torturado se torna algoz, tudo isso com uma sutileza amedontradora e num compasso lento o que torna essa a música mais assustadora do disco todo (e talvez a mais forte......). É um lindo grito abafado pelo cansaço, mas forte demais para não ser ouvido......
Escute I Might Be Wrong em um começo de noite numa avenida movimentada de qualquer cidade, você nunca viu uma música que se mistura de maneira tão concreta com carros, pessoas, tráfego, sinais,buzinas. Cada cena no canto do teu olho vai se tornar um quadro diferente em cada acorde, uma música soturna sobre amor........
Knives Out, é uma das poucas músicas do disco em que a estrututa é mantida até o fim, mas nem por isso deixa de ser descompassada e atordoante. Com uma melodia simples mas de uma beleza estonteante pode ser também interpretada de várias formas...e eu prefiro à que diz respeito ao canibalismo ( "So knives out, cook him up, squash his head, put in the pot......). Reza a lenda que a simplicidade dela tomou quase um ano da banda para termina-la......
Amnesiac, não é um disco fácil, é tudo muito desconexo e descompassado. As músicas não são colocadas em uma ordem lógica, não estão lá para se contar uma história em sequência e muito menos explicar qualquer coisa. E todas elas não seguem em nada o que se faz no rock, em 2000 ou em 2009. Não há refrão marcante, não existe uma linha normal de tempo nas músicas. Na contra capa do disco tem um aviso que diz: guarde longe da luz direta, preferencialmente numa gaveta escura com seus segredos. E é isso que a sequência Amnesiacthe Morning Bell (uma regravação da música de mesmo nome de Kid A muito mais simples e linda), Dollars and Cents, Hunting Bears e Spinning Plates. Tudo muito instrumental desconexo com vozes sussurrando as letras (quando elas existem....). São lembranças que devem ser trancadas e que te calam mais fundo na alma do que qualquer outra.
E quando você acha que vai sucumbir nesse turbilhão desconexo em que a banda te arrastou, o jazz (e não tem outro adjetivo que cabe aqui a não ser esse.....) de Life In The Glass House é como tomar um tiro à queima roupa. O clima crescente da música (inclusive crédito esse dado pelo próprio Radiohead) imprimido Humphrey Lyttelton (80 anos na época) e sua banda, é de cortar os pulsos com faquinha de bolo Pulmman (como diria uma amiga.....). É a despedida redentora de um disco que limpa tua alma em todas as audições. E a partir dessa música é que você começa a entender de onde veio a inspiração para todos os metais nas músicas dos Los Hermanos.
Hail to The Thief o disco seguinte, foi uma volta no meio do caminho às guitrarras, mas não havia nada mais a ser feito, o Radiohead havia mudado a forma de se ver o rock de uma vez por todas com Amnesiac e depois de nove anos o álbum continua atual e desconcertante, uma navalha hanzoniana sem limites de corte.........

FRASES:

"A razão pela qual fizemos estes dois discos foi para mostrar que qualquer coisa é possível, mesmo quando tudo é esperado. A última coisa que queríamos fazer era entrar em estúdio e fazer outra versão de OK Computer (o elogiado antecessor de Kid A). Meu melhor palpite para o próximo disco é que ele será uma combinação de Amnesiac com mais guitarras. Tentamos não insultar ou chatear a inteligência de nosso público, porque estamos cientes que o gosto dele está se movimentando, assim como nossa música e é excitante ser uma parte disso".

Collin Greenwood. (Sobre Amnesiac e o futuro na NME)

FICHA:

Album: Amnesiac.
Gravado: entre janeiro de 1999 e dezembro de 2000
Lançado: 04 de junho de 2001
Gravadora: Pharlophone/Capitol
Produção: Radiohead e Nigel Godrich

FAIXAS:
01) Packt Like Sardines In A Crushed Tin Box.........4:00
02) Pyramid Song..........................................................4:49
03) Pulk/Pull Revolving Dorrs.....................................4:07
04) You And Whose Army?..........................................3:11
05) I Might Be Wrong...................................................4:54
06) Knives Out..............................................................4:15
07) Mornig Bell..............................................................3:14
08) Dollars And Cents..................................................4:52
09) Hunting Bears........................................................2:01
10) Like Spinning Plates..............................................3:57
11) Life In a Houseglass...............................................4:53

A BANDA:

Tom Yorke (guitarras e vocais)
Collin Greenwood (baixo)
Jonny Greenwood (guitarras, sintetizadores e teclados)
Phil Selway (bateria)
Ed O´Brien (guitarras)

GD 47......IDIOTHEQUE...........

Women and children first.....women and children first......I´ll laugh till my head comes off......this is really hapening....happening......TAKE YOUR MONEY AND RUN TAKE YOUR MONEY........



"O cinismo é a única forma sob a qual as almas vulgares se aproximam do que seja a honestidade.E o homem superior terá os ouvidos atentos para todo o cinismo grosseiro ou sutil e se felicitará toda vez que um bufão sem pudor ou sátiro da ciência prosear diante dele." (Friedrich Nietzsche)

14 junho 2009

GD 47.......OS QUE FORAM E VOLTARAM E OS QUE VIERAM E PODEM VOLTAR......

Eu prometi a mim mesmo que não iria entrar na internet de madrugada de novo. Jurei com os pés não tão juntos, que não iria mais ficar revoltado com o fato de a cada final de semana acontecer um festival mais bacana que o outro no mundo, e aqui no Brasil ficarmos à mercê de organizadores "inteligentes", "perpicazes" e de capacidade infinita.....
Até porque de que adianta tentar uma técnica sufocante de masturbação japonesa ou morrer pelo golpe five points palm heart exploding technique, e perder a esperança de que um dia poderemos falar que tivemos um Bonaroo que este ano teve Beastie Boys, The Prodigy, Public Enemy, Cristal Castles. Ou que vivenciamos algo como Glastonbury sem ter que viajar milhas num Air Bus para chegar na Inglaterra......afinal de contas o Brasil é o país do futuro........Mãe Diná e Inri Cristo são provas mais do que cabais de que o novo século pertence a nós zés cariocas.......
Mas pode ser que........
O Faith No More (quem????), acaba de fazer a chamada volta. E aqui cabe um pequeno desvio na linha de raciocínio. Se até o Spinal Tap está voltando porque não o Faith????
Pois bem, os caras estão tocando em festivais lá fora e passam pelo Chile em agosto desse ano. E a surpresa que está correndo pelas mães dinás internéticas é de que a banda de mais pau durismo do rock pode passar pelo Chile no mesmo evento que o FNM. E aí você me pergunta: quem são eles?????
E eu te respondo:



E a volta de uma banda que talvez não tenha deixado de existir...o Blur realizou o primeiro show depois de dez anos sem tocar juntos.E você achando que esse tal de revival de bandas fosse algo do passado.....
Eles fizeram um set list quase que exclusivo para amigos, parentes e estrategicamente alguns membros formadores de opinião no meio indie mainstream. O show foi realizado nessa noite do dia 13 de junho, no East Anglian Railway Museum e os caras tocaram as seguintes músicas:
She’s So High,
Girls And Boys
Tracy Jacks
There's No Other Way
Jubilee
Badhead
Beetlebum
Trimm Trabb
Coffee & TV
Tender
Country House
Charmless Man
Colin Zeal
Oily Water
Chemical World
Sunday Sunday
Parklife
End Of A Century
To The End
This Is A Low
Popscene
Advert
Song 2
Out Of Time
Battery In Your Leg
Essex Dogs
For Tomorrow
The Universal
......
E o mais novo golpe comercial (olha esse cinismo menino!!!!!!!) no mundo indie começou assim.......

13 junho 2009

GD 46....DOIS CHOPIS....(E NÃO É TROCADILHO COM SCHOPENHAUER POR FAVOR) E UM PASTEL......


Ou então pode ser, um filme e dois novos discos......
Para quem estava orfão de um diretor que mergulhasse de cabeça na escatologia de um horror trash, quem não sabia mais se podia confiar no Tarantino para ver coisas numa tela que você diz: "desnecessário essa quantia de hemácias falsas.....", seus dias de espera acabaram......
Vem aí a volta de um dos melhores diretores nerds que você já conheceu.....SAM RAIMI. E não é aquele diretor que fez o Tobbey Maguire parecer mais nerd do que ele é ou o cara que se rendeu à Hollywood.......estou falando do cidadão que filmou a melhor trilogia de terror trash de todos os tempos (é lógico que o Mojica Marins é nosso Spielberg, então ele não conta........), A MORTE DO DEMÔNIO. Sangue, tripas, pastelão, gala canastrão, enfim mais sensacional do que milk shake de Ovomaltine.....(parafraseando o Art Brut).
O filme em questão é DRAG ME TO HELL, que foi mostrado pela primeira vez no festival South by Southwest esse ano, em sessão disputada à tabefes. História simples: menina bonita, com a vida boa recebe maldição que vai arrasta-la para o inferno. Não vai salvar o mundo do cinema, nem a sua vida, mas que vai ser massa isso vai........




Discos novos que tem que fazer parte da sua prateleira ou HD (ou não) esse ano. Primeiro, o mais recente trabalho da banda Dirty Projectors. Americanos do Brooklyn lançando primeiro cd pela Domino Records. Pop desconexo, beirando o experimental, mas audível (e muito). Belas melodias e viradas mais bem sacadas ainda. Recebeu nota 9 de 10 pela Clash Magazine (se é que isso quer dizer alguma coisa hahahahaha). E antes que eu me esqueça o nome do disco é Bitte Orca, confira.....



A crítica indie de maneira geral (e aí leia-se aqueles que são sunitas no quesito alternativo), andou torcendo o nariz para as nomeações do Brit Awards, já que no ano passado com a vitória da cantora Adele e seu posterior lançamento à categoria de musa, tudo cheirou um pouco armado demais. Mas parece que dessa vez a escolha foi um pouco mais acertada no quesito indie (e mais uma vez será que isso quer dizer algo?????).
Estou falando isso porque a ganhadora desse ano Florence and The Machines, acaba de lançar LUNGS seu novo álbum.Se você como eu achava que ela seria muito mais do mesmo no quesito cantoras, então pode ter uma bela supresa. Blues, baladas e algumas canções pop muito fortes tudo embalado na bela voz de Florence Welsh e uma banda pra lá de afinada......não espere uma nova Billie Holiday ou Maria Callas nem nenhuma surpresa, mas diversão por algumas horas são garantidas......


E ficam as perguntas:
O que é pop? Qual a sua definição de indie? O que é popular demais para ser indie de menos ou Tostines não tem nada a ver com isso??????
Logo mais...a caçada pelos discos esquecidos continua...........

12 junho 2009

GD 46......A TRILHA SONORA DOS SEUS SONHOS......


Você já se encontrou sentado em frente a uma tela fria de computador, divagando por entre as idéias confusas do seu córtex e de repente sente um estalo que te desloca com uma violência tamanha do seu estado de latência que parece que você foi atropelado por um Boeing???????
Pois bem, essa sensação será uma constante ao se escutar o novo disco do Grizzly Bear, VECKATIMEST. Sensação que vem acompanhada com a idéia de eles estão um passo na frente de muitas bandas do mundo indie atual. Que aliás deixou de ser indie a muito tempo......mas isso é para outro dia.....
Desde o início com a estonteante Southern Point, onde uma confusão de batidas que te lembram um grande samba enredo tocado do avesso ou com o piano pop da magistral Two Weeks você vai perceber que não está diante de um mero cd de rock, muito menos um pop complicado. Na verdade o disco dos caras é de extrema dificuldade de definir em apenas um gênero. Camadas seria a palavra mais adequada para usar como descrição.
Não são apenas faixas distribuídas ao acaso, são momentos diferentes de uma experiência completa. Como por exemplo a faixa All We Ask, que passa por inicialmente uma balada lenta e mórbida, para uma sinfonia radioheadiana. E não será a primeira vez que você irá ouvir ecos de música clássica nesse disco. Logo na faixa a seguir Fine For Now tem início vocais que caberiam em qualquer ópera ou filarmônica, para depois colisões entre violões, bateria e guitarras mostrarem toda uma força pra lá de 1.21 gigawatts......e entre um trovão e outro uma calmaria submarina.Os backings vocais dessa música com uma clara influência dos Beach Boys deixam mais evidente o mosaico que os caras colocaram em todas as músicas.
O disco foi gravado quase em isolamento total em Cape Cod, e isso se reflete no fato que existe uma calma inerente em cada música. Não uma líder, não existe ninguém seguindo ninguém, è a banda tocando com uma sincronia incrível.
Outra coisa que chama atenção é que eles trabalharam com a produção do baxista da banda Chris Taylor, o que leva a explicação de que durante toda a audição do disco se nota o quanto não houve pressão nenhuma durante o gravação do disco.Imagina se nas mãos de algum produtor cheio de marrinha do mundo indie, seria possível as texturas todas de Dory. Do mesmo jeito que talvez se a banda escolhesse um produtor externo, a falsa imagem folk que o disco tem acabasse sendo a tônica. E eu digo falsa não pejorativamente, existe sim uma aura mais caipira na bolacha, mas na verdade o trabalho da banda está muito mais pra Radiohead do que Bob Dylan. Prova disso é a magistral Ready, Able.
E esse pé no psicodelismo no início dos tempos, de faixas como While You Wait Fot The Others, que te remetem a coisas como See Emily Play do Pink Floyd não faz do disco uma coleção de influências, os ursos seguiram seu próprio caminho deixando citações serem apenas um rodapé. Mostraram que a evolução natural do que foi o disco de estréia, não foi apenas uma mera caminhada para frente. Foi uma demonstração sensacional de amadurecimento tanto nos quesitos melodia, letra e técnica. I Live With You, talvez a melhor música do disco em 4 minutos e 58 segundos é um carrossel de música clássica, cinema, amargura e beleza que poderia ser indicada a Oscar de melhor canção sem nunca ter feito parte de uma trilha sonora.
O disco novo do Grizzly Bear não é perfeito, é quase. Se o Art Brut lançou o disco mais divertido do ano, os Bears lançaram a melhor trilha sonora de sonhos.
Escute de frente pro sol a épica última faixa, Foreground. Você vai poder entender o grandeza das coisas depois disso..........


Normalmente não é de praxe colocar rapidinhas nesse tipo de post...mas como o assunto é sonho......
42 diretores dirigiram e montaram o filme 42X42, que tem como tema a visão dos mesmos sobre seus sonhos.E sabe quem também dirige um episódio (o 42 é por causa disso......)?????
CAT POWER......ela mesma que chega em terras colonizadas pelos portugueses, em julho de 2009...veja o trailler....é um pouco louco só......

10 junho 2009

GD 46......E POR FALAR EM NOVIDADE......

GD 46......RAPIDINHAS 2......

Saiu.........
Como dito por esse blog tempo atrás......o novo disco de Regina Spektor (Far) está nas lojas piratas ou não.
Saiu essa semana a mais nova bolachinha da favorita da casa Regina, e ao que parece ela será responsável mais uma vez por iniciar namoros apaixonados..... ou seguir emplacando hits no seriado Grey´s Anatomy, confere aqui embaixo o mais novo single.....à la Coldplay(hahahahahahah), mas muito menos chato . Eet.....




Eu não disse que seria o ano Beatles??????
Pois Paul MacCartney em entrevista rápida à um blog sobre rumores da New Musical Express, disse no que tange o quesito parcerias, ele se considera old school, ou seja, não gosta de ir se oferecendo.....
Mas gostaria de trabalhar com o MGMT, para fazer algumas coisas mais dançantes......e falou sobre a velho história sobre a eterna parceria dele com Bob Dlan que nunca saiu.....o que também Sir Paul já disse que nunca aconteceu por falta de tempo das partes envolvidas e como ele acha que não é de bom tom ficar ligando pros outros, nada feito.....
Já pensou como ficaria algo no estilo I Saw Her Standing There........junto com Kids?????
Imagina aí.......




Essa noite ainda Grizzly Bear.....até.....

09 junho 2009

GD 46....RAPIDINHAS...VOCÊ SABE O QUE É HUMBUG??????

Inicio de semana, o corpo estava fora ainda nesta segunda, mas depois de aterrisar na carcaça, aqui vamos nós......


Em extensa entrevista para a revista da indústria fonográfica Music Connection, Jack, meu nome é trabalho, White (White Strips, The Racounteurs, The Dead Weather.....mais alguma?????), deixou no ar que está pra começar a fazer um album solo, lá para o final de 2009. Na entrevista que você pode ler aqui, ele não deixa isso claro, mas também não faz questão nenhuma de desmentir. Mais um álbum para se esperar...... além de esperar que a turnê do The Dead Weather, começando nesse mês passe por aqui......



HUMBUG
.....do inglês:
PRONOME: (atenção para isto aqui.....)
fraude
embuste
comportamento doloso
linguagem pouco séria
mentira
mistificação
impostor.
Se for verbo é:
enganar
iludir
mentir
mistificar
tapear.........................O resto fica por conta da sua imaginação.........



O Radiohead, está lançando mais uma das suas. Não que seja uma novidade, afinal de contas vender discos mais baratos pela net é moda desde sempre......mas entra no ar essa semana a loja virtual Radiohead polishop (hahahaha). Anunciado hoje (pode conferir aqui.....) , a banda inicia sua loja vendendo o disco 2 de In Rainbows, além do solo de Tom Yorke e de Collin Greenwood e também o In Raibows disco 1. O preço:
In Rainbows 2 : 6 libras, os outros 7,50. Aproximadamente um total de R$ 24,00 um disco. Achou barato......compre aqui.
Por enquanto é so........quer dizer...quase.....



Billy Corgan Jackson??????????
O Smashing Pumpkins estava sem baterista desde a saída de Matt Chamberlain da banda o ano passado.....e Billy Corgan então fez o que todo empreeendedor faz....abriu sessões de ensaios para descobrir o herdeiro das baquetas.....e ao que tudo indica a procura acabou......um rapazola de 19 anos (ele tinha 1 ano quando saiu Gish.....). Billy Corgan confirmou a notícia que saiu num blog de fã da banda, escrevendo ele mesmo um post no blog dos Pumpkins.....aqui.



E o Depeche Mode voltou a fazer shows. Dave Gahan está melhor e liberado para levar a Tour Of The Universe adiante......dia 24 de outubro estamos aqui aguardando......

Agora sim..por enquanto é só velhinho.......

06 junho 2009

GD 45..........RECESSO......ESTUDOS......MAS..........

Fim de semana de recesso no blog. Pós graduação, mudanças, aulas....e como sempre música....antes do feriado o prometido rock nacional e este disco aqui:

03 junho 2009

GD 45 A FELICIDADE NÃO SE COMPRA...........PELO MENOS ATÉ 09/09/2009

Depois de encher a cara no MTV Movie Awards, junto com seu amigo o ator Aziz Ansan, James Murphy, mais conhecido pela alcunha de gênio por trás do LCD Soundsystem, escreveu um pequeno post no seu blog do My Space, sobre o disco novo e como é passar desapercebido numa festa de celebridades estelares. O bom de tudo isso são as observações de Murphy à respeito das celebridades teen e pessoas interessantes que ele acabou encontrando. Ainda mais como é bom conseguir beber de graça depois de conversar com Ben Stiller sobre os olhares de pessoas que acabam querendo saber quem ele era por estar convesando com Stiller. Mas o que interessa é que ele diz que a experiência de gravar o novo disco está muito mais tranquila do que quando gravou o sensacional Sound Of Silver. Alegre ele não vê gravar como um trabalho, mas sim como fazer uma coisa que gosta e muito de fazer.....
E aí fica a pergunta, se o cara estava de mal humor e triste e fez isso aqui:

Imagina agora que está feliz......

Bom e tem mais disco novo por aí....
Pearl Jam que está comemorando o aniversário de Ten, e seus 25 anos de banda, também vai lançar o disco novo esse ano. Se você já ouviu a 107.3 FM de São Paulo, já deve ter ouvido Brother a música nova, mas essa semana no novo programa de entrevistas de Conan O´Brian nos Estados Unidos eles tocaram mais uma que se chama Got Some. A música é muito boa, rock dos rápidos e enegéticos, coisa que estava faltando no último disco deles. Realmente fez bem pros caras de Seatlle andarem com Kings of Leon e Josh Homme. Confere aí.....

Notinha: esse vídeo está com o nome errado, mas a qualidade é melhor do que o que tinha o nome da música certa (hahahha).

Bom e a melhor notícia do ano......na verdade nem precisa escrever muito, a imagem é auto explicativa, é maravihosa, te deixa sem fôlego e mostra que os caras são realmente a maior banda de todos os tempos.....Ladies and gentleman this are The Beatles:

Arquivo do blog