20 abril 2009


07 de agosto
Gangrena Diário Ed. 26 Semana sonora.....
Após passar a semana pesquisando mais algumas coisinhas novas estamos de volta para além de dar as boas novas sobre o Tim Festival, estamos de novo no monitor .
Vamos começar pelas boas novas. O Tim Festival já tem as principais atrações definidas, todo mundo já sabia que o Morrisey vinha, como também uma das melhores bandas novas o Yeah Yeah Yeahs. Mas o melhor ainda está por vir. Patti Smith, história viva do punk estará nas terras tropicais fazendo muito barulho também, o que já é um alento muito grande para compensar o lançamento do dvd do Seu Jorge em Montreux. Mas não é só, Devendra Banhart o queridinho da música folk e muito talentoso por sinal, estará por aqui também mostrando todas as loucuras. Como bônus ainda tem mais uma das boas bandas do rock de Nova York, e não são os Strokes de novo. É o quinteto Tv on the Radio, aliás pela foto dos caras já dá pra saber o quanto de barulho vamos ter nesse ano. Ah, quase me esquecendo, a dupla de música eletrônica Daft Punk também aborda o palco no Tim Festival, aclamado pela galera hypeada nas pistas de dança do mundo, prometem colocar os brazucas pra balançar. E olha que esse segundo semestre promete. Vamos ter Gang of Four, Cardigans, New Order e mais esses caras todos aí......vá estourando seu porquinho.
Mas por fala em dinheiro também vá preparando seu bolso para desenbolsar alguns realitos para essas bandas que realmente valem à pena.
Iniciando com uns caras saidos do forno, o Protokoll.
Banda americana que provavelmente se tivesse aparecido na época da disco music e John Travolta hoje estaria sendo ouvida em uma rádio de clássicos do rock. Mas não vá achando que o som é datado. Nada disso, manipuladores de sintetizadores natos e criadores de riffs de guitarra grudentíssimos, esse quarteto de Massachusettes sabe muito bem à que veio nesse mundo. A bateria sempre dançante e nada lenta coloca seu pé pra balançar, não mais que a sua cabeça. Algumas músicas você vai ouvir algo de Joy Division, outras mais pra New Order, mas a influência maior de todas essas bandas que misturam guitarra e sintetizadores com levada dançante é mesmo o Gang Of Four, que está vivíssimo em espírito nessa banda. Os vocais são um pouco mais soturnos lembrando mais Bauhaus, mas nada que comprometa as músicas geniais desses cara. Grandes sacadas com os sintetizadores, que as vezes dão apenas o clima da música e guitarras poderosas fazem dos caras uma excelente pedida desse ano.
Mais pesada, mas bem mais pesada é essa outra banda que não é tão nova assim, lançando EPs desde 2000, The Datsuns, estão aí pra fazer barulho, muito barulho. As vizinhas carolas vão ter vontade de mandar você ao inferno sem direito à exocismo depois que você começar a ouvi-los.
Porradaria na batera, com riffs que não estão aí pra acariciar os ouvidos, descem a lenha no bom e velho amplificador, aliás se você fechar os olhos vai achar que está ouvindo alguma banda dos anos 70. Com referências claras à AC/DC, T.Rex e Led Zeppelin, quando na fase mais rock, os Datsuns colocam distorções e mais distorções dentro do seu cérebro. HIts certos como In Love e Super Gyration (essa um pouco mais velha), é bom correr atrás deles também. Baixo bem marcado e sem muitas frescuras, duas guitarras, muita distorção, gritos, e esses caras da Nova Zelândia (é realmente eles são de lá mesmo!!!), que seguem a linha dos excelentes Forgotten Boys estão aí pra fazer você balançar a cabeça. Escute Motherfucker from Hell, e diga se Angus Young não está orgulhoso.


Sites:

Protokoll:

www.protokoll.us

The Datsuns:

www.thedatsuns.com

TV on the Radio

http://www.myspace.com/tvotr

Nenhum comentário:

Arquivo do blog